Blog

SIBS lança nova plataforma sobre tendências de consumo

Em virtude da sua posição de dominância no mercado Português, a SIBS tem acesso a dados relativos aos padrões de consumo, como nenhuma outra entidade consegue ter, como tal, lançou recentemente uma nova plataforma de análise estatística.

A empresa que é detida por vários bancos nacionais processa 3 mil milhões de operações por ano e tem uma rede constituída por 22 milhões de cartões, 12 mil ATM e mais de 350 mil TPA (terminais de pagamento automático).

A nova plataforma que foi lançada, permite a qualquer utilizador obter estatísticas de forma segmentada por sectores de negócio, localizações geográficas, datas e país de origem do cartão dos utilizadores.

Estão disponíveis dados a partir de Janeiro de 2018 e fica a promessa de que os dados serão actualizados numa base mensal. Como exemplo, os dados do corrente mês de Maio, ficarão teoricamente disponíveis em meados de Junho.

Numa breve análise sobre a plataforma conseguem-se tirar rapidamente algumas conclusões:

  1. A SIBS tem mais dados que aparentemente pode disponibilizar numa vertente de serviço.
  2. As operações em numerário representaram cerca de 50% do volume total das operações.
  3. Os meses de maior consumo são Agosto e Dezembro.
  4. O mês que apresenta maior retração no consumo é Fevereiro.
  5. O distrito de Braga superou o distrito de Faro em volume de transações no ano de 2018.
  6. Os cartões que mais gastam em Portugal são de origem Francesa, superando assim os Ingleses.
  7. O sector onde os Portugueses mais gastam dinheiro, é em Super e Hipermercados, estando em segundo lugar o sector da Administração pública.

O que pode a Paycritical fazer por si?

A Paycritical trabalha diariamente com os seus clientes, com o objectivo de garantir que estes têm as melhores soluções de pagamento adequadas ao seu negócio. Trabalhamos não apenas ao nível da solução contratual (TSC — Tarifas de Serviço de Cliente, garantias e responsabilidades), bem como a nível da implementação tecnológica, aspectos de segurança e compliance.