Blog

Alguns negócios online podem parar já em Setembro

A obrigatoriedade de implementação da directiva PSD2 está a chegar, e existem riscos sérios para os negócios e fornecedores de pagamentos que não fizerem o trabalho de adaptação às novas regras.

A área dos pagamentos na Europa está a sofrer alterações profundas, e a forma como os pagamentos são feitos irá mudar para sempre. Estas mudanças trazem benefícios mas também grandes desafios. A 451 Research estima que os negócios europeus poderão perder 57 Biliões de Euros nos 12 meses seguintes à implementação da SCA (Strong Customer Authentication), em Portugal conhecida como Autenticação Forte. Este número representa cerca de 10% de toda a actividade económica online na Europa.

A SCA está a ser introduzida pela PSD2 com a intenção clara de reduzir a incidência de fraudes associada aos pagamentos online. Esta regra traduz-se em termos prácticos na necessidade dos negócios online capturarem duas formas de autenticação independentes, para a grande maioria das transações. Esta obrigatoriedade altera significativamente os fluxos de compra, e os negócios que não a implementarem, ou a implementarem incorrectamente verão os seus pagamentos recusados pelas entidades emissoras.

Toda a complexidade relativa a este tema é particularmente gravosa para as pequenas e médias empresas, que não têm habitualmente departamentos ou recursos dedicados a matérias desta natureza. A 451 Research corrobora este cenário indicando que o nível de desconhecimento relativo às novas alterações nas pequenas e médias empresas afecta cerca de 60% das organizações.

Entretanto em paralelo a tecnologia 3DS2 está neste momento a ter bastante atenção, visto poder ser um mecanismo de suporte aos novos requerimentos da SCA. No entanto a 3DS2 é também uma tecnologia recente que não será certamente suportada por todas as entidades bancárias numa primeira fase, pelo que não é prudente nesta fase presumir que é a solução para todos os cenários.

Concluímos assim que os desafios são grandes neste domínio, sendo crucial a iniciação imediata dos trabalhos de preparação para a transição que tem lugar no próximo dia 14 de Setembro de 2019, sob pena de graves prejuízos para todos os negócios online que aceitem pagamentos com cartão.

O que pode a Paycritical fazer por si?

A Paycritical trabalha diariamente com os seus clientes, com o objectivo de garantir que estes têm as melhores soluções de pagamento adequadas ao seu negócio. Trabalhamos não apenas ao nível da solução contratual (TSC — Tarifas de Serviço de Cliente, garantias e responsabilidades), bem como a nível da implementação tecnológica, aspectos de segurança e compliance.