Blog

Fintech Meeting PSD2 - Banco de Portugal

Na sequência do convite do Banco de Portugal, a PAYCRITICAL esteve presente no Fintech Meeting realizado ontem, dia 23 de maio de 2019. Nesta reunião foram abordados os temas "DSP2 - A chegada do open banking" e foi efetuado um balanço do Portugal Finlab "Where regulation ,meets innovation".

O tema mais aguardado foi sem dúvida a questão da DSP2, onde foi revisitado o regime jurídico dos serviços de pagamento, nomeadamente o enquadramento legal dos AIS - Serviço de informação sobre contas, dos PIS - Serviço de iniciação de pagamento e dos ASPSP - Prestador de serviços de pagamento que gere a conta.

O Banco de Portugal apresentou de forma detalhada os principais desafios, nomeadamente os interfaces de comunicação, os mecanismos de isenção de contingência e esclarecimentos relevantes de questões técnicas da EBA.

As entidades presentes, entre Fintech, Bancos e representantes de reguladores, trocaram ideias e colocaram questões relevantes, esclarecidas pelos representantes do Banco de Portugal.

Realizada a pouco mais de 3 meses de uma das datas chave do open banking, 14 de setembro, esta reunião foi de grande importância para o alinhamento dos novos prestadores de serviços com as regras do mercado, potenciando a concorrência com a entrada dos novos players no sistema financeiro, as Instituições de Pagamentos.

O que pode a Paycritical fazer por si?

A Paycritical trabalha diariamente com os seus clientes, com o objectivo de garantir que estes têm as melhores soluções de pagamento adequadas ao seu negócio. Trabalhamos não apenas ao nível da solução contratual (TSC — Tarifas de Serviço de Cliente, garantias e responsabilidades), bem como a nível da implementação tecnológica, aspectos de segurança e compliance.